Após quase dois meses de votação, os trabalhadores em um centro de distribuição da Amazon no estado do Alabama, nos EUA, votaram por larga maioria contra a sindicalização. A votação ganhou atenção do país, não só por ser a maior da história da Amazon, mas pelo impacto que teria: a sindicalização poderia se estender pela empresa e como segunda maior empregadora dos EUA, a qualidade e o salários da Amazon têm um efeito de cadeia em outros empregos. Entre as reclamações do sindicato estavam salários baixos e más condições de trabalho — os funcionários são avaliados por meio de métricas de produtividade automáticas, que se não conseguirem manter um ritmo acelerado, são repreendidos ou até mesmo demitidos. A Amazon fez campanha contra o esforço sindical, enviando aos trabalhadores mensagens pedindo que votassem contra e ainda veiculou anúncios no Facebook que alertavam que teriam que pagar taxas sindicais. O sindicato disse que irá recorrer do resultado.
Vale considerar que a Amazon tem um extenso histórico de processos trabalhistas. Recentemente foi processada por não cumprir pausas para almoço e descanso de funcionários. Durante a pandemia, ainda ameaçou e demitiu diversos trabalhadores que protestaram contra a empresa.
ANÁLISE
Em que pese as qualidades e boas intenções de de cada parte a Amazon foi mais eficiente na construção de uma campanha de comunicação para o público interno, conseguindo apresentar argumentos convincentes.
A comunicação fazendo a diferença! Tenho aprendido com a Shark Comunicação Digital que o monitoramento das redes é muito valioso para se construir uma eficaz estratégia de comunicação. Uma eficaz estratégia de comunicação é primordial para um gestor atingir os resultados pretendidos.